sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Como configurar domínio do Registro.BR no Blogger

Como configurar domínio do Registro.BR no Blogger

Para ter um site com um "ar" mais profissional é necessário ter um domínio. Mas o que é um domínio?

Um domínio é uma forma mais amigável de identificar seu site na internet. Originalmente seu site ou blog possui um IP que nada mais é que um conjunto de números que identificam a localização de um site na internet. Serviços gratuitos como blogger oferecem um subdomínio que nesse caso é seu-blog.blogspot.com.

Para ter mais visibilidade e mais credibilidade na apresentação do seu site é necessário adquirir um domínio. Existem inúmeras empresas na internet que vendem domínios, mas para registros .COM.BR a melhor e mais confiável é a Registro.BR.

Não importa se você está começando, ter um  registro de domínio .com.br ou outra extensão é crucial na hora de passar confiança para seu visitante ou cliente. Por tanto não perca tempo e registre logo sua marca.

Dicas para registro de domínio

O primeiro passo na hora de escolher um nome para seu domínio é entender e formatar seu negócio corretamente. Tenha em mente e entenda que tipo de mercado você quer atingir. Por exemplo, se você tem um blog que trata especificamente de automóveis, não é muito inteligente registrar um domínio com seu nome pessoal ou outra coisa não relacionada com seu negócio.

Se você tem um blog que ensina as pessoas a ganhar dinheiro, nada mais justo que escolher palavras-chave relacionadas, como DINHEIRO ou algo mais próximo disso. Registros de domínio com nomes próprios são bons em casos onde o profissional se apresenta como criador de conteúdo ou programadores, mas obviamente podem ser usados noutras ocasiões.

Num artigo próximo falarei como usar o Google Adwords para saber como selecionar boas palavras-chave para compor um bom domínio.

Vamos ao que interessa, veja abaixo como configurar seu domínio do registro.br no blogger.

Suponho que você já tenha adquirido um domínio no Registro.BR (caso não, acesse este link e veja o passo a passo).

Passo1: Acesse a tela de login e faça login.

registro.br no blogger
clique na imagem para ampliar
Passo2: Uma vez dentro do sistema você verá seu domínio listado, clique nele conforme a seguir:


Passo 3: Neste tela você deverá clicar na opção "EDITAR ZONA".

editar zona registro br blogger

Passo 4: Agora é hora de editar as zonas, são parâmetros que vão fazer o seu domínio recém comprado apontar para seu blog lá no blogger, é importante estar logado (a) na sua conta do blogger pois faremos algumas coisinhas lá também.

nova entrada registrobr blogger

Passo 5: Agora vamos adicionar nossa primeira entrada.
Note que antes do nome do seu domínio há um campo em branco que deve ser preenchido com www, a caixa após o domínio você deve selecionar CNAME e por fim, no próximo campo digite ghs.google.com Terminando clique em ADICIONAR.


cname e ghs.google.com


O próximo passo agora dependerá de uma pequena configuração na conta do blogger. Vamos aos passos.

Importante lembrar, neste início de configurações sempre acesse o blogger pelo endereço www.draft.blogger.com assim você terá alguns recursos necessários e muito importantes.

Uma vez feito login no blogger, vá em Configurações ► Básico e em Publicação clique em
 + Set up a third-party URL for your blog


Configurações do domínio de terceiros

No campo "Configurações do domínio de terceiros" digite seu domínio adquirido no Registro.br com o www "www.seu-domínio.com.br" e clique em "SALVAR", note que haverá um erro em seguida, é normal, este erro só vai sumir após concluirmos os passos no Registro.BR. Você obterá duas chaves que estão destacadas na imagem abaixo, agora vamos copiar a primeira abaixo de WWW e seguir para o Registro inserir uma nova entrada.
Configurações do domínio de terceiros


Agora de volta no registro clique em NOVA ENTRADA:


adicionar nova entrada registrobr blogger

Crie um novo CNAME agora inserindo os dados fornecidos pelo blogger no passo anterior conforme a imagem abaixo:

adicionando cname registro br

Ao final deverá ficar como na imagem a seguir, clique em SALVAR

adicionando cname registro br


Ainda falta adicionar algumas entradas do tipo A para que seu blog seja acessado com e sem o www.
Comece adicionando uma NOVA ENTRADA deixando a primeira caixa vazia, ao invés de CNAME selecione o valor A e no próximo campo digite este ip 216.239.32.21


adicionando entrada tipo A registro BR blogger

Repita este procedimento adicionando mais 3 ENTRADAS mudando os ips para:

216.239.34.21
216.239.36.21
216.239.38.21

Deixe tudo conforme a imagem a seguir e clique em SALVAR

zonas dns blogger registrobr

Agora é hora de voltar ao blogger novamente e clicar em SALVAR para concluir a configuração:


Neste momento deve ter batido um desespero e frustração em alguns pois o erro ainda pode persistir, mas é normal, espere alguns minutos e tente acessar seu site pelo domínio novamente.

Este tutorial explica de forma fácil e didática tudo o que é necessário saber para configurar um domínio do Registro.Br no blogger. Este tutorial poderá ser atualizado caso a interface do blogger ou registro.br mude.
Comments


EmoticonEmoticon